segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PHILLY JO JONES

Philly Joe Jones nasceu com o nome de Joseph Rudolph Jones, na cidade de Filadélfia, em 15 de julho de 1923. Sua mãe, uma professora de piano lhe ensinou o básico da música. Em seus anos de formação, ele também estudou os tambores com bateristas os gostos de Cozy Cole e Charles Wilcoxon, recebendo valiosos conselhos de Art Blakey e, em seguida, mais jovem Max Roach. Ele estabeleceu-se como "Philly Joe" Jones, a partir do nome da cidade de seu nascimento, para se distinguir de baterista do esteio Count Basie, Jo Jones. Mas, assim como Jo Jones estabeleceu o padrão seção rítmica na década de 30 e 40, Philly Joe faria o mesmo na década de 50. Ele começou a tocar com o ritmo e bandas de blues na década de 40, estabelecendo-se na cena jazz de Nova York. O primeiro grupo que gravou com foi co-liderada por Johnny Griffin e Joe Morris, juntamente com Matthew Gee no trombone e Elmo Espero que no piano e Percy Heath. Por um tempo eles jogaram Monk padrão e peças de Bud Powell, mas revertido para tocar o blues por causa de dinheiro. Philly, descontente com a música, dividir com o grupo e se juntou ao já estabelecido Ben Webster, Lee Konitz, Zoot Sims, Tony Scott, e Tadd Dameron. Ele trabalhava na Filadélfia, como o baterista local para estrelas como Dexter Gordon e Fats Navarro. Ele estava no exército por um tempo curto e len deixou em 1945 de aceitar um emprego como um motorista de bonde. Ele supostamente foi demitido do trabalho porque ele iria parar o steetcar com pessoas nele e ir para jogar um jogo em clubes de jazz no caminho, às vezes esquecendo as pessoas no carro. As duas principais influências que moldaram a carreira Philly Joe foi seu trabalho com Tadd Dameron no final dos anos 40 a 1953 e, em seguida, com Miles Davis 1952-58. Trabalhando com Dameron o ensinou a jogar como um 'big band' baterista, assim como por trás de um solista. A associação mais importante foi que com o trompetista Miles Davis. Os dois se viajar a parada dos EUA em cidades para fazer um show com o talento local. "Philly Joe Jones e gostaria de ir de cidade em cidade tocando com músicos locais. Philly iria adiante de mim e ter algumas caras juntos e então eu iria mostrar e nós fazer um show. Mas na maioria das vezes essa merda estava ficando em meus nervos, porque os músicos não sabia as regras e às vezes nem sabia as músicas "(Miles 'Autobiography 179). Tornou-se "uma chatice", como disse Philly porque geralmente o talento local não estava perto satisfatório. Isso durou 52-55. Então, depois de uma reserva em um clube em Baltimore, 1955, depois de ser encontrado por Philly Joe, Miles contratou pianista Red Garland do Texas eo baixista virtuoso Paul Chambers, depois de 20 anos de idade. Um convite foi estendido a John Coltrane, que foi testado por um o arranjo Miles of Two Baixo Hit. Após os Miles gig disse Jones, "Eu acho que é isso." Jones concordou dito do grupo, "A primeira vez que tocamos juntos ... nós apenas olhou para o outro e disse: 'hum, aqui está bem aqui. Temos telepatia musical aqui. Nós temos cinco pessoas que sempre sabem o que é vai acontecer a seguir. "E essas cinco pessoas se tornaram lendários, como o clássico de Miles Davis Quintet foi batizado por sua primeira vez. Chambers e Jones seria a seção de ritmo dinâmico popular entre solistas, como Sonny Rollins e Art Pepper. Jones estava em muitas gravações Nota Azul e foi baterista praticamente casa para a Blue Note, Riverside, e as gravadoras prestígio. Seu estilo tem sido descrito como "muito alto" ou "como uma metralhadora." No entanto é preciso ouvir atentamente a apreciar a sua precisão e energia. Um excelente exemplo de jogo Jones 'pode ser ouvida do álbum de Coltrane, Trem Azul. Primeiro álbum de Jones foi em 1958, um LP para a gravadora Riverside. Em seu álbum foram os jogadores que se tornariam conhecidos no negócio: Nat Adderley, Julian Priester, Johnny Griffin e Tommy Flanagan. Em seu auge, Jones ganhou grande reconhecimento. Nas pesquisas da revista Downbeat ele venceu a nova categoria de estrela na bateria, em 1957 ea categoria tambor principal em 1962. Ele ficou em segundo lugar em 1961, segundo a Max Roach.

Nenhum comentário:

Postar um comentário